Gravar a Tela do Computador para Aulas – Camtasia

27/04/2010 por Hotelwww

“Criação e edição de vídeos para tutoriais em um programa recheado de funções.”

O Camtasia Studio é um aplicativo completo para a criação e edição de vídeos a partir do ambiente de trabalho do Windows. Com ele, você cria diversos tipos de vídeos explicativos sem dificuldades, como tutoriais de programas, apresentações e atividades comuns no computador.

Além da captura, pode ser utilizado como um ótimo programa para edição de vídeos, pois traz até mesmo clipes para serem utilizados.

variedade para Gravação e edição

A quantidade de recursos oferecidos pelo Camtasia Studio é realmente enorme. Ao abrir o programa, um projeto já existente aparece. Ao pressionar o “play” você percebe que, na verdade, trata-se de um vídeo que explica todo o funcionamento do programa. E, caso você goste de explorar, pode ver como ao que você assiste foi feito ao olhar a linha do tempo, na parte de baixo da tela.

Para começar um novo vídeo, vá até a opção “File” e selecione “New Project”. Você pode editar o vídeo normalmente ao importar conteúdo ou começar a gravar a tela.

Gravando a tela

Capturar tudo o que aparece na tela é a maior especialidade deste aplicativo. Para fazer isso, basta clicar no botão “Record the Screen” (Gravar a tela). Ao fazer isso, um painel é aberto com todas as opções para gravação. Em “Select Area” você define se quer capturar toda a tela (“Full Screen”) ou um tamanho personalizado (“Custom”).

Logo ao lado, em “Recorded Inputs” você seleciona quais dispositivos devem ser utilizados durante a captura, como a webcam e o som. Quando tudo estiver pronto e configurado, use o botão “Rec” para começar a gravar. Para parar tudo, use a tecla “F10″.

Ativar gravação.

Dependendo do tamanho que você escolheu, uma janela para a escolha das dimensões do vídeo pode aparecer na tela. Se você planeja uma resolução específica, preencha em “Width” (largura) e “Height” (altura) e pressione “Ok”.

Edição

Após a captura ser concluída, o vídeo aparece na linha do tempo (localizada na parte de baixo da tela). Em “Library” você encontra uma série de clipes de áudio e vídeo para usar na edição, que podem ser facilmente arrastados para a linha do tempo. Se você quiser usar vídeos, sons e imagens de sua propriedade, use o botão “Import Media” para adicioná-los ao projeto.

Como tutoriais em vídeo precisam ser bastante explicativos, o programa traz uma série de recursos para usar como destaques. Em “Callouts” você encontra formas geométricas para adicionar ao vídeo, como flechas e retângulos. Cada uma pode ter personalizações, como borda, preenchimento e efeitos. Você também pode adicionar palavras.

Adicionar elementos.

“Zoom-n-Pan” é uma opção para aproximar em regiões específicas da tela. Ou seja, você pode fazer com que o vídeo seja centralizado em uma opção para mostrar com mais detalhes para a pessoa que for assistir. Para isso, basta selecionar a área desejada com o quadrado na parte esquerda da tela. Conforme você faz isso, algumas barras aparecem na linha do tempo com indicação de uso da função.

Se o que você quer é configurar o som do vídeo, vá à opção “Audio”, que permite regular o nível do volume e reduzir ruídos. Para ver mais opções, clique no botão “More”. Assim, você encontra a função “Transitions”, para adicionar transições ao vídeo entre um clipe e outro. Em “Title Clips” você coloca títulos na tela.

Para criar uma narração, vá a “Voice Narration”. Você pode escolher uma das três faixas de som e começar a gravar com o microfone enquanto o vídeo passa na tela. Dessa forma, o vídeo fica mais explicativo. Gostaria de adicionar também legendas? A opção “Captions” é para isso. E, por último, também é possível montar um quiz para aumentar a interatividade ao clicar em “Quizzing”.

Gravar narração.

Projeto pronto. Hora de exportá-lo

Se você terminou o projeto e quer salvá-lo em um arquivo de vídeo, vá à opção “Produce and share”, no topo da tela. É possível escolher um dos vários perfis pré-definidos para salvar: “Web”, “Blog”, “CD/DVD”, “HD”, “iPhone”, “iPod”, “Screencast.com” e “YouTube”. Depois, basta dar um nome, escolher a pasta de destino e aguardar o resultado.

Salvando o vídeo.

Fonte: Baixaki

  • Claudisney de Sá Silva

    Dica, perfeita. Foi de grande valor. Estava com o projeto e não sabia como salvar. Além de apreender incluir legendas e audio..

© 2014 Criação de sites WordPress, Hospedagem e Google Apps – Hotelwww