Como uma empresa que nasceu dentro de uma universidade, a educação sempre foi um tema central aqui na Google. Foi por isso que a empresa lançou, há quase três anos, o Google Apps Education, uma edição especial das ferramentas de comunicação, colaboração e publicação da Google destinada exclusivamente a instituições de ensino (escolas, universidades etc.). Sabemos que em um país desigual como o Brasil, a educação possui um papel ainda mais relevante para a construção de um futuro melhor para todos nós e que investir em tecnologia associada à educação é fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico do país. É por essa razão que estamos muito contentes em anunciar a assinatura do primeiro acordo para implementação do Google Apps Education no Brasil.

Google Apps - Minas Gerais
(Alexandre Hohagen e Vint Cerf da Google e Aécio Neves, o Governador do Estado de Minas Gerais, ouvem ao pronunciamento do Secretario Portugal na cerimônia de assinatura)
Pelo acordo, assinado recentemente pelo Diretor Geral da Google para América Latina, Alexandre Hohagen, e pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, os mais de 2,5 milhões de estudantes e 165 mil professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais terão acesso às ferramentas Google sem qualquer custo. A cerimônia de assinatura, ocorrida no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, contou ainda com a presença de Vint Cerf, Vice-Presidente mundial da Google, e marcou a celebração do segundo maior acordo de Google Apps Education em todo o mundo.
O Google Apps Education reúne o Gmail (e-mail), o Google Talk (comunicador instântaneo por texto, voz e imagem), o Google Agenda (agenda online), o Google Docs (edição e compartilhamento de textos, planilhas, apresentações e questionários) e o Google Sites (criação de sites e compartilhamento de textos, videos e informações em grupo). Todas essas ferramentas são integradas na rede das instituições de ensino parceiras e devidamente personalizadas para atender às necessidades daquela comunidade, mas continuam hospedadas pela Google, o que garante economia e facilidade, já que não há necessidade de armazenamento de dados, downloads, instalação e manutenção de softwares etc. O Google Apps Education oferece ainda ajuda e suporte à operação das ferramentas e toda a segurança necessária para as informações dos usuários.

A Google Brasil continuará trabalhando para colaborar com a expansão do acesso dos brasileiros à Internet e para que nossas ferramentas auxiliem um número cada vez maior de estudantes e professores a melhorar a educação em nosso país.