gmail Sistema de conversação do Gmail pode ser desativadoUma das coisas mais fascinantes que vejo no Gmail, juntamente com seu sistema de marcadores, é a organização das mensagens trocadas em conversas. No lugar de uma listagem sem fim de mensagens enviadas e recebidas, o Gmail agrupa todas elas em conversas.

Apesar de ser o seu grande diferencial, o sistema incomoda muito os usuários, que estão acostumados com outros webmail e/ou clientes de e-mail, que obviamente não contam com tal opção.

Desde que entrei no fórum do Gmail, no final do ano passado, esta tem sido uma das maiores reclamações dos usuários (acredito que fique através somente da opção de solicitar comprovante de recebimento). A meu ver, a opção é sensacional. Mas é notório que os usuários sempre têm dificuldade para se acostumar com o foge da normalidade.

Pois é, mais uma vez o Google demonstra estar atento aos anseios de seus usuários, bem como disposto a deixar seus produtos cada vez mais com a cara de quem os utiliza. Hoje, a gigante das buscas anunciou que vai permitir aos usuários desativar o agrupamento das mensagens em conversas.

Na imagem abaixo, divulgada pelo Google, é possível notar a significativa diferença da listagem de mensagens com e sem a opção de conversas ativada.

gmail desativar conversas Sistema de conversação do Gmail pode ser desativado

Para mudar entre as opções de listagem, basta acessar Configurações e, na opção Conversation View, decidir se ela ficará ativada ou desativada. Vale lembrar que, a qualquer momento, o usuário poderá voltar através e redefinir o modo de apresentação das mensagens. 🙂

Como de praxe, a nova funcionalidade será disponibilizada aos usuários gradualmente ao longo dos próximos dias. Eu vou continuar com as conversas. E vocês, o que acharam da novidade?

Leia também: Agrupar emails por assunto no Gmail

Fonte: Google Discovery