Primeiras mensagens entre micros foram trocadas no dia 2 de setembro de 1969, dentro da Arpanet.
A internet completou 40 anos neste dia 2 de setembro de 2009. Não exatamente a internet que estamos acostumados a usar hoje em dia, mas um embrião disso, que começou com uma simples troca de mensagens dentro da Arpanet, uma divisão do Exército dos Estados Unidos. Essa troca de mensagens levou à criação de uma rede descentralizada, que poderia ser usada para a troca de informações, no caso de um ataque nuclear.

Na ocasião, pesquisadores conectaram um mainframe, na UCLA, a outro no Instituto de Pesquisas Stanford (SRI), em uma linha de telefone. Para testar a conexão, alunos da UCLA deveriam enviar a palavra “LOG”, para que o computador do SRI respondesse “IN”. O pesquisador Charley Kline pretendia enviar o L e o O, mas antes de conseguir mandar o G o sistema caiu (algumas coisas não mudaram muito).

Apesar disso, a “verdadeira” data de aniversário da internet é difícil de ser cravada. Alguns historiadores afirmam que o pesquisador Leonard Kleinrock, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês) foi o primeiro a ter créditos suficientes para ser considerado o pai da internet. Kleinrock publicou um estudo sobre a tecnologia de pacotes que seria usada para transmitir mensagens na web.

Já nos anos 70, o desenvolvimento da internet atingiu um novo marco, quando foi criado o e-mail, que primeiro foi usado dentro da Arpanet e depois foi estendido ao meio acadêmico norte-americano.

Em 1983, começou a ser usado o Protocolo de Controle e Transmissão e Protocolo de Internet, hoje amplamente conhecido como TCP/IP. Apesar de não ter sido o momento mais ilustre da história da rede, com certeza foi um dos mais importantes, já que o TCP/IP é a espinha dorsal da comunicação dos computadores que fazem parte da internet.

Outro momento importante foi a criação da World Wide Web, há pouco mais de 20 anos, em 14 de março de 1989, por Tim Berners-Lee, pesquisador da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês).

Berners-Lee sugeriu a criação de “um sistema informação unificado”, baseado no protocolo TCP/IP, que facilitasse a comunicação e o compartilhamento de informação, equipamentos e aplicativos entre os funcionários da Cern. Como se sabe, a ideia não ficou restrita aos laboratórios e revolucionou o comércio, a comunicação entre as pessoas e o acesso à informação.

Fonte: IDG Now