Firebug é uma extensão para o Mozilla Firefox que adiciona ao navegador inúmeras ferramentas para facilitar a tarefa de desenvolvimento de páginas web. Ele possibilita a identificação e eliminação de erros de programação, edição e também o monitoramento de CSS, HTML e JavaScript presentes em qualquer página da internet.

Para quem cria sites e utiliza o Firefox, pode ter a facilidade de realizar todas as inspeções em qualquer página web, sendo ainda um recurso interessante para quem está iniciando com a marcação HTML, já que é possível entrar em um site específico e verificar a marcação utilizada nele.

Instale, ative e aproveite todas as ferramentas excelentes

O Firebug torna-se uma ferramenta indispensável para os programadores localizarem os bugs em seus desenvolvimentos. Depois de instalar a extensão para o Firefox, clique em “Ferramentas”, na Barra de Ferramentas do navegador. Em seguida, posicione o mouse em “Firebug” para abrir um menu lateral no qual você deve desmarcar a opção “Disable Firebug”.

Fazendo isto, vai aparecer um ícone verde no canto inferior direito da tela do Firefox. Basta clicar sobre ele para abrir o menu de opções. Na aba “Console”, você verifica os erros e bugs da página, bem como a opção HTML apresenta toda a marcação utilizada.

Optando pela aba “Inspect”, você pode fazer um “tour” pela página, posicionando o mouse em cima de uma região qualquer e verificando o código “div” utilizado nele, por exemplo. O código específico é destacado e apresentado em uma caixa azul, facilitando a identificação. A tela de ferramentas é dividida em duas regiões: na esquerda você visualiza os códigos, enquanto na direita pode identificar os estilos e tamanho de layouts usados.

Firebug é um aplicativo aparentemente simples, mas que se torna poderoso e altamente útil para os desenvolvedores web, identificando informações preciosas e não deixando que nenhum erro passe em branco.

Fonte: Baixaki