Migração para HTTP/2

Vocês já devem ter ouvido falar sobre https, certo? Mas e quanto ao HTTP/2?

Hoje, você vai conhecer mais sobre este novo protocolo http de internet. Acredite se quiser, sua última atualização foi à 19 anos atrás, em 1999.

Anteriormente, mais exatos 20 anos atrás, havíamos a versão HTTP/1.0. Três anos mais tarde, nasceu a versão do http (Hypertext Transfer Protocol) HTTP/1.1. O protocolo HTTP/1.1 além de resolver inúmeros problemas de sua versão anterior, 1.0, inseriu melhorias críticas de performance, como: conexões vivas, mecanismo adicional de cache, transferências de codificação fragmentadas, codificações de transferência, entre outras.

Apesar de antiga, vem suportando os navegadores e servidores até hoje. Passados os anos, com as diversas modificações de códigos, além de imagens mais pesadas e de alta qualidade, chegou o momento de evoluir e melhorar essa transição “servidor, navegador e usuário”.

http/2

Saiba tudo sobre HTTP/2

Porque usar HTTP2

A cada vez mais cresce o uso de dispositivos que se conectam na internet para utilizar seus serviços. Antes o que era só computadores que utilizavam, agora temos smartphones, tablets, câmeras wifi, relógios, sensores, alarmes, óculos, pulseiras smartband, brinquedos entre outros muitos itens. A partir disso tudo, surgiu a necessidade de melhorar a sua performance.

A semântica do protocolo não sofrerá alterações nessa nova versão HTTP, portanto serão mantidos os cabeçalhos, valores e formatos de uso.

O foco na melhoria dessa atualização são questões de:

  • Desempenho;
  • Performance;
  • Rapidez nas transições de informações;
  • Latência menor entre a requisição e o servidor

Vantagens e tanto não? Basicamente, o novo questionamento é “por que não usar HTTP/2”?

http/2

Duvidas http/2

Desenvolvedores vão amar HTTP/2

O que antes os desenvolvedores caprichosos passavam horas minificando requisições, compactando arquivos CSS e JavaScript para reduzir seus tamanhos para melhorar o desempenho de sua página e assim conseguir uma renderização mais rápida, com o HTTP/2 isso foi muito melhorado. O novo protocolo ajuda o servidor a interpretar e resolver as requisições de maneira muito mais rápida.

Resta saber agora se todos os servidores de hospedagem estão aptos a realizar a atualização para o novo protocólo, já que para utilizar essa nova tecnologia, obrigatoriamente o servidor precisa utilizar o certificado SSL, ou seja, precisa ter o https, como já falamos anteriormente também da importância de uma migração http para https.

Para notarmos ainda mais sua importância e qualificações, um dos engenheiros do Google realizou uma abordagem sobre o tema. Tal abordagem rolou evento Chrome Dev Summit (2015), e você pode conferir o vídeo aqui!

http/2

Desenvolvedores http/2

Teste se o seu servidor suporta HTTP/2

Ficou curioso para saber se o seu servidor de hospedagem suporta essa nova tecnologia? É bem simples!
Já existem alguns sites bem bacanas que disponibilizam um teste. Para saber se você pode exigir ou não do seu servidor de hospedagem, clique aqui e realize um teste agora mesmo.

http/2

Teste http/2

Migre o quanto antes para HTTP/2

A nossa recomendação é que você verifique o quanto antes com o seu provedor de hospedagem a migração para HTTP/2. Isso trará enormes benefícios, ajudará em sua performance e em seu posicionamento no Google.

http/2

Migração http/2

Então, curtiu o assunto? Você pode saber mais sobre questões do mundo de TI aqui mesmo, basta dar uma conferida em nosso blog, e claro, conhecer nossos serviços!