Na maioria dos casos instalamos o WordPress numa pasta enquanto fazemos todos os ajustes e testes no desenvolvimento de um site.

Ao terminar este processo é interessante alterar o endereço para que ele funcione diretamente na raiz, pois muitas vezes o nome da pasta na qual instalamos não é um nome apropriado para deixar em produção.

Como o WordPress é uma ótima ferramenta e impressionante pela sua flexibilidade, veja abaixo um processo para mover de diretório a sua instalação.

  1. Vamos usar como exemplo a pasta /blog
  2. Entre na área de administração (www.seu_site.com.br/blog/wp-admin) e vá ao menu Configurações.
  3. Na caixa de endereço do site (URL): altere o endereço para o diretório raiz da URL. Exemplo: http://www.seu_site.com.br
  4. Clique em Salvar alterações
  5. Copie o index.php e .htaccess do diretório do blog para o diretório raiz do seu site (no caso eu copiei os dois arquivos do http://www.seu_site.com.br/blog para http://www.seu_site.com.br/.
  6. Abra o arquivo index.php e mude a linha que diz: “require(’./wp-blog-header.php’);” para a seguinte “require(’./blog/wp-blog-header.php’);”
  7. Se você tiver configurado Permalinks, vá para o painel Permalinks e atualize sua estrutura de Permalinks. O WordPress pode atualizar automaticamente o seu.htaccess se ele estiver com permissão 777!  Caso não esteja, ele irá mostrar o código que deve ser colocado manualmente no .htaccess (da pasta raiz) por completo, ou seja, apague o código que estiver no arquivo.
  8. Para efeito total adicione um arquivo index.html no seu diretório antigo fazendo redirecionamento para seu_site.com.br.

Nota: O endereço da área de administração permanece como era anteriormente, ou seja, www.seu_site.com.br/blog.