Cientistas do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos EUA, estão trabalhando em uma nova geração de redes sem fio que pode alcançar velocidades de transmissão de dados de até 15 gigabits por segundo. A rede opera em freqüências extremamente altas, de 60 GHz, faixa que sofre menos interferência e oferece muito mais largura de banda.

Batizada de multi-gigabit wireless, a rede pode ser uma solução para as montanhas de fio que conectam os vários dispositivos de uma rede pessoal (PAN). Aparelhos como discos rígidos externos, notebooks, tocadores de MP3, telefones celulares, quiosques comerciais poderiam transferir grandes quantidades de dados em segundos. Seria possível, por exemplo, transmitir todo o conteúdo de um DVD do computador para o MP3 player em apenas 5 segundos.

Segundo Joy Laskar, director do Instituto e pesquisador líder do projeto, a multi-gigabit poderia atender às necessidades da transmissão de vídeo de alta definição. Mas até que isso seja uma realidade, o usuário terá de esperar ao menos dois anos.

O grupo de pesquisadores estuda uma maneira de manter a mesma taxa de transferência a distâncias maiores. A velocidade de 15 Gbps foi obtida a apenas 1 metro. A 2 metros, ela cai para 10 Gbps, e a 5 metros, para 5 Gbps.

Tipo de rede
Freqüência Velocidade máxima Raio de alcance
Multi-gigabit* 60 GHz 15 Gbps 1 m a 5 m
WiFi 2 a 5 GHz 54 Mbps 30 m
WiMax 2 a 11 GHz e 10 a 66 GHz 70 Mbps 50 km
*Experimental

Além disso, será necessário recalibrar o sistema de entrada e saída de dados dos dispositivos eletrônicos, que hoje não suportam essa velocidade de transmissão, e preserver a compatibilidade com o padrão wireless 802.11, usado nas redes WiFi. “A promessa dessa rede sem fio é enorme”, diz Joy Laskar, diretor do Instituto e líder do grupo de pesquisa da rede multi-gigabit wireless. “A combinação de funcionalidades de curto alcance e grande largura de banda  torna possível toda uma gama de apicações de grande utilidade”.

Fonte: HowStuffWorks